Psicologia do Cotidiano

Sentido da Vida

A subjetividade do sentido da vida ainda é um tema que inquieta.

De alguma forma, todos nós buscamos sentido para as nossas vidas. Muitos questionam o que é e como encontrar. Outros vivem na busca constante e há quem nunca se questionou por viver no automático ou considerar que viver já é um sentido.

Não existe definição e nem certo e errado. É algo relativo e pessoal. O que faz sentido para mim, pode não fazer sentido para o outro.

Independente das teorias, viver requer combustível e isso inclui até mesmo os motivos que temos para levantar da cama e assim enfrentar os dias, as semanas, os meses e anos.

Estudos apontam que ampliar a esperança pessoal nos leva a viver com mais sentido e propósito. Seja a esperança de realizar um grande sonho, alcançar uma meta, mudar algo, viver dias melhores, obter realização em uma ou mais área da vida, desenvolver novas habilidades, aprender algo novo, enfrentar uma adversidade ou até mesmo uma doença grave que requer viver um dia de cada vez com sabedoria e coragem.

Quando estamos esperançosos em relação ao próximo passo, automaticamente colocamos mais esforços no que merece nossa atenção. Assim é possivel viver os dias com mais consciência e fundamento.

Crescer e amadurecer pra vida inclui saber viver com esperança, propósito, metas e sonhos. Esses são os principais construtos mentais que sustentam e dão sentido a nossa existência.

Se assim não vivemos é porque recusamos a vida ou estamos presos na esfera infantil.

A psicoterapia e o autoconhecimento são recursos que podem ajudar você a viver com mais sentido e propósito.

Vanessa Ebeling 🦋

Deixe um comentário